As melhores carnes para churrasco

Gostou? compartilhe!

As melhores carnes para churrasco

Na hora do churrasco, acabamos indo sempre nas mesmas carnes, talvez por medo de que dê algo errado. A insegurança pode te privar de carnes e sabores diversos, por isso reunimos as melhores carnes para churrasco, assim você pode variar sem medo!

  • Picanha

A picanha é a nossa queridinha para os churrascos. Além de apetitosa, ela é suculenta e possui um sabor incomparável. Pode ser temperada só com sal grosso ou com outros condimentos, como pimenta do reino e alho em pasta. Ao colocar a peça da picanha na churrasqueira, basta aguardar para que a gordura faça o papel de deixar a carne inteiramente macia. O momento certo de servir é quando ela está grelhada por fora e rosada por dentro.

  • Alcatra
Outro clássico do churrasco brasileiro é a alcatra. Ela fica na parte traseira do boi e é um dos cortes mais nobres e saborosos para churrasco. A chamada alcatra inteira compreende a picanha, a maminha e o miolo da alcatra. A alcatra deve ser de preferência preparada na grelha e assa rapidamente, ficando pronta em 15 a 20 minutos. Se for utilizar o espeto, corte a alcatra em fatias de 8 a 10 cm. de comprimento ou então em pequenos cubos. Evite cortes finos, porque a carne resseca com facilidade.
  • Fraldinha

Uma das boas opções para churrascos, a fraldinha é uma carne de corte pequeno e fibras longas. Possui pouca concentração de gordura, sendo conhecida como uma opção leve e macia. Para crianças que estão aprendendo a saborear um bom churrasco, essa é a carne ideal, afinal o sabor não é forte e a carne é bem digerida no organismo. 

  • Maminha

A maminha talvez a parte do boi com maior concentração de gordura, justamente por isso, a carne é macia, saborosa e suculenta. Mas, para quem gosta de pouca gordura, é melhor escolher outra. Para servir a maminha, você deve cortá-la em fatias sempre contra as fibras da carne.

  • Costela

Com um sabor indescritível, a costela, seja de porco ou de boi, sempre é destaque nos churrascos. Por possuir fibras grossas e compridas, seu tempo de cozimento é mais longo. Sem retirar os ossos, ela pode ser temperada com condimentos especiais ou somente com sal grosso. Molho barbecue é um clássico para temperá-las e dá um sabor adocicado à carne. Para manusear as costelas na churrasqueira é importante o uso de garfos próprios para churrasco. 

  • Asinha de frango

Para quem não gosta de carne de boi, é importante você preparar alguma carne mais leve, como o frango. Você pode temperar as asinhas de frango com o tempero que desejar, afinal esta é uma carne que absorve bem os ingredientes, principalmente picantes, cítricos ou adocicados, como páprica e suco de laranja.

  • Filé Mignon
O mais nobre dos cortes, é marcado pela maciez e sabor adocicado. Não é das carnes mais procuradas para churrasco, mas pode dar excelente resultado quando preparado na grelha – sempre em pedaços grandes ou inteiro. 


Gostou? compartilhe!