Sugestões para acabar com o calor no seu cantinho gourmet

Gostou? compartilhe!

Sugestões para acabar com o calor no seu cantinho gourmet

Moramos em um país tropical, isso significa que grande parte do país sofre de um verão com calor intenso. A umidade tropical faz a sensação térmica ser ainda mais elevada. O que fazer então para amenizar o calor no seu cantinho gourmet, um lugar onde já tem uma churrasqueira em brasas, deixando tudo ainda mais quente?

Reunimos abaixo algumas dicas para que seu cantinho gourmet seja agradável para sua família e amigos e não se transforme em uma sauna:

  • Coifas largas

A coifa tem que ter uma boa largura e altura para conseguir puxar toda a fumaça para a chaminé que também não pode ser muito estreita para dar conta da fumaça toda. Assim, o vapor do churrasco vai diretamente para a saída da chaminé e não se espalha pelo ambiente.

  • Vidro nas paredes da churrasqueira

Além de deixar seu ambiente mais estiloso e moderno, as churrasqueiras com parede de vidro ajudam para que todo o vapor e calor seja direcionado diretamente à coifa.

  • Vidro solar

Se seu cantinho ou varanda gourmet ainda sofre com a incidência do sol, a melhor dica é investir em vidros solares. O vidro com fator solar de faz com que 57% do calor que incide na janela seja refletido para fora do ambiente, por isso, é indicado principalmente para varandas gourmet em apartamentos.

  • Altura da chaminé

A chaminé deve ser mais alta que o telhado, o indicado é uma altura de 60 a 80 cm.  Se o telhado for  muito inclinado, o ideal é você subir a chaminé até conseguir uma distância entre o topo da chaminé e o telhado nessa faixa dos 60 a 80 cm. Prédios, muros e  casas vizinhas também devem ser levados em conta na hora de calcular a altura da chaminé. Eles influenciam na corrente de ventos, e o objetivo é evitar é que o vento entre pela chaminé até a churrasqueira e empurre a fumaça para os seus convidados.

  • Cores claras e revestimento isolante

Dê preferência a cores claras que não retenham muito calor, como verde claro ou amarelo. Utilize piso cerâmico ou em porcelanato, além de serem fáceis de serem limpos, ainda ajudam a isolar o calor ambiente.



Gostou? compartilhe!