Você escolheu bem sua tábua de carnes?

Gostou? compartilhe!

Você escolheu bem sua tábua de carnes?

Pode parecer algo irrelevante, mas a escolha da tábua de carnes influencia e muito o preparo da carne, principalmente pois é onde a colocamos crua e assada. Pense sempre em alguns fatores antes de comprar uma tábua nova: será que a tábua vai danificar sua faca? O tamanho é adequado para minhas necessidades? Como higienizar, armazenar e transportar a tábua?

Veja abaixo qual a opção certa para você:

  • Tábua de madeira

É a tábua mais comum. Por ser “macia”, não danifica a o corte da faca tanto quanto as outras. Contudo, sua porosidade faz com que ela seja difícil de higienizar. Para uma limpeza completa, lave com água e sabão e passe limão ou vinagre para matar as bactérias, secando bem toda a superfície. Tábuas de madeira são pesadas e devem ser secas antes de serem armazenadas. Preferencialmente, deixe-as secarem em local arejado, para não criarem mofo por causa da umidade. 

  • Tábua de plástico

As tábuas de plástico são mais baratas e mais leves, mas a faca pode cortar também a superfície delas, deixando arranhões no plástico. Esses arranhões acumulam sujeira e são difíceis de serem limpos. É preciso também prestar atenção se o plástico não está se desfazendo por causa desses cortes, contaminando a carne. Elas são fáceis de limpar quando estão em bom estado, mas também precisam serem secas adequadamente.

  • Tábua de vidro

As tábuas de vidro são fáceis de limpar e não apresentam ranhuras. Contudo, isso significa que estragam o corte da faca com o tempo. Armazene-as completamente secas e em local adequado, sempre fazendo uma limpeza antes de usá-las. Sempre corte a carne com as tábuas apoiadas em uma superfície plana, assim evitando forçá-la e quebrá-la. 

  • Tábua de bambu

Este tipo de tábua está em alta, já que é esteticamente bonita e não cria mofo pois o bambu não apresenta ranhuras ou porosidades. É um produto ecologicamente correto e super higiênico, porém pode ser mais caro que as tábuas feitas de outros materiais. Sempre higienize e seque-a bem antes e depois de usá-la.

É importante lembrar que, em qualquer tipo de tábua, é preciso evitar a contaminação cruzada. Por isso, não misture diversos alimentos na mesma tábua, por exemplo, alimentos crus e cozidos.



Gostou? compartilhe!